Programa Redes Apuvale
Foi realizada na manhã desta 4a feira (27/04), a primeira Oficina do Programa ReDes com a Apuvale.
O Programa ReDes é uma parceria entre o Instituto Votorantim e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, com apoio das empresas do Grupo Votorantim, que tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento sustentável de diversos municípios brasileiros.
O ReDes apoia a estruturação de negócios inclusivos, por meio da articulação de cadeias produtivas e investimento em projetos.
O pré projeto da Apuvale, um dos quatro aprovados entre dezenas de propostas enviadas, teve sua primeira oficina realizada pela consultoria Ises, na Casa da Agricultura de Juquiá.
Associados, pequenos e médios produtores rurais do município de Juquiá e outros municípios vizinhos, expuseram suas dificuldades na produção, e com isso iremos construir um projeto em caráter definitivo para apreciação da comissão do programa, através de 4 oficinas a serem realizadas ao longo do mes de maio (tabela abaixo).
A Comissão julgadora integrada por executivos e técnicos da Fundação Votorantim e BNDES, irá avaliar tal projeto ao longo do segundo semestre de 2016.
A participação e envolvimento dos produtores foi de suma importância para o seguimento do projeto.
“Esperamos ter a continuidade de participação dos produtores para que o programa prossiga e torne-se referencia, assim como está sendo o PPQ – Programa Palmito Pupunha de Qualidade.”, relatou Claudio de Andrade e Silva, Presidente da Apuvale.
“Mobilizar produtores dispersos por uma vasta área e com a dificuldade de locomoção e comunicação existentes na região, é um desafio. Neste item as prefeituras e a Casa da Agricultura local e seu gestor Ricardo Diniz, tem nos ajudado muito”, complementa.
Aproveitamos para convidá-los a participar das demais oficinas e participar do desenvolvimento da cadeia produtiva do Palmito Pupunha no Vale do Ribeira para os próximos anos.
Todos tem acompanhado a evolução da atividade nos últimos anos e o seu futuro depende de nós e tem de ser desenhado agora.
Como diz o ditado: “Não há loucura maior do que esperar resultados diferentes, fazendo as mesmas atividades.”