Novos Mercados para o Palmito Pupunha do Vale do Ribeira
O Programa Palmito Pupunha de Qualidade foi destaque em matéria do Jornal regional Locomotiva do Vale do Ribeira.
A matéria transcrita abaixo na íntegra, dá conta da ação do programa realizado entre agro indústrias participantes e Associação das Pizzarias Unidas com o intuito de abrir mercado e fortalecer relações e vendas.
Jornal Locomotiva – Ed. 009 – Julho/ 2015
Encontros de negócios promovidos pelo Escritório Regional do Sebrae-SP no Vale do Ribeira na semana passada abriram novos mercados para o palmito pupunha produzido na região. As ações reuniram donos de agroindústrias de palmito do Vale e proprietários de pizzarias das cidades de São Paulo e Sorocaba e de restaurantes de Campos do Jordão. A iniciativa faz parte do Programa Palmito Pupunha de Qualidade, que está sendo desenvolvido desde o início do ano, envolvendo produtores rurais e agroindústrias.
Uma comitiva de 20 empresários ligados à Associação Pizzarias Unidas – organização que reúne cerca de 100 estabelecimentos que produzem e comercializam pizzas no Estado de São Paulo – veio ao Vale do Ribeira, no dia 24 de junho, para conhecer todo o processo de produção e de processamento do palmito pupunha.
A visita começou no Sítio Rancho Pinheirinho, em Juquiá. O produtor Eber Rocha explicou aos empresários como funciona o sistema de cultivo da pupunha, que ele pratica há cerca de 10 anos na propriedade. Com 40 mil pés plantados, o sítio tem aproximadamente 18 mil pupunheiras em fase de produção, rendendo cerca de 1.500 hastes de palmito por quinzena. Os visitantes observaram desde a fase de produção de mudas e plantio da palmeira até o ponto ideal de corte para extração do palmito.
Depois, na agroindústria Casa Branca, também em Juquiá, os donos de pizzarias conheceram todas as etapas de processamento da pupunha e os procedimentos adotados na unidade para assegurar a qualidade do palmito produzido. Enquanto isso, em espaço anexo à própria fábrica, associados da Pizzarias Unidas colocavam a “mão na massa” para preparar uma diversidade de pizzas recheadas com palmito pupunha. Após a degustação das pizzas, aconteceu a reunião de negócios entre os empresários.
Para a gerente regional do Sebrae-SP, Cláudia Bilche, o encontro “foi uma excelente oportunidade para o Vale do Ribeira mostrar a qualidade do palmito regional, com as garantias de segurança alimentar e de rastreabilidade do produto oferecidas ao consumidor final”. Ela disse que a reunião entre os empresários avançou para a fase de cadastramento das agroindústrias no sistema eletrônico de compras da Pizzarias Unidas e a negociação sobre termos de contrato e formas de entrega do produto aos estabelecimentos associados.
O gestor executivo da Associação Pizzarias Unidas, Adilson Barbosa, acredita que o acordo comercial deve ser formalizado em breve e irá beneficiar tanto as agroindústrias como a associação e as pizzarias. “Fizemos diversos tipos de pizzas com variados estilos de corte do palmito, para que os associados pudessem perceber a textura do produto e como pode ser feito na pizzaria para que o cliente receba uma pizza de qualidade e bem estruturada”.
A visita foi acompanhada pelos consultores do Sebrae-SP, Alaym Rosa Bernardo Borges e Anderson Lima, que coordenam as ações do Programa junto aos grupos de produtores e empresários, e representantes da CATI-EDR de Registro, APTA-Vale do Ribeira, Instituto Federal de Registro, Apuvale, CIESP-Vale do Ribeira/FIESP/SENAI, Casas da Agricultura e Prefeituras dos municípios de Juquiá, Eldorado e Registro.
Fonte: Jornal Locomotiva – Julho/ 2015 – Contato: (13) 3844-3268