Feira Tecnológica do Palmito Pupunha – Apta 2014
Aconteceu entre os dias 6 e 8 de agosto a Feira Tecnológica do Palmito Pupunha, na sede da APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios
– ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo.
A sede, localizada no município de Pariquera-Açú, às margens da rodovia Regis Bittencourt, ficou pequena para tantas inscrições de produtores, industriais, revendedores e pesquisadores muito interessados na cadeia produtiva do palmito Pupunha, atividade que mais cresce no Vale do Ribeira.
As palestras técnicas foram bem distribuídas ao longo de 2 dias, sendo que o terceiro dia foi reservado para uma visita a uma indústria de Pupunha In Natura na cidade de Sete Barras.
Veja as fotos AQUI.
Após a abertura pelo diretor da APTA Luis Alberto Saes e seus apoiadores Sr. Shimizu, Fabio Brass (Sebrae SP) e outros, começou a serie de palestras com o tema que afeta o cultivo de pupunheiras, proferida pela pesquisadora do IAC (Instituto Agronômico de Campinas) – Valeria A. Modolo.
Na sequência tivemos apresentação de pratos da culinária a base de Pupunha. Uma grata surpresa foi o Bolo (doce) de Pupunha. A receita exclusiva colocamos para você neste site (Veja no menú “Receitas”).
Uma outra palestra muito interessante foi a da Profa. do ITAL Shirley A. Garcia Berbari, falando sobre aproveitamento alternativo do palmito, principalmente mostrando embalagens plásticas desenvolvidas em substituição ao vidro, uma tendência e alternativa muito interessante para a comercialização da Pupunha, em especial para as partes menos nobres da haste na indústria.
Na sequência do primeiro dia de palestras Teríamos duas outras palestras dos professores: Silvia Regina Valentini do IAC e Rodrigo da Silveira Campos (EMBRAPA) falando sobre Processamento Mínimo do Palmito Pupunha e Revestimento Comestível, alternativa importante para a maior durabilidade do Palmito comercializado in natura.
O conteúdo destas 2 palestras estão no menú “Publicações” em 4 arquivos em formato .PDF, e podem ser baixados AQUI.
Sebastião Belletini da EMATER do Paraná falou em seguida sobre Processamento in natura, desta vez não só na teoria, mas também na prática.
Encerrando o ciclo de palestras do primeiro dia da Feira tivemos o tema “Pesquisa e Novas tecnologias na Cadeia da Pupunha”, proferida pelo pesquisador com grande experiência na cadeia do Pupunha, Alvaro Figueiredo dos Santos, da Embrapa Florestas.
Na noite de 4a feira também foi realizado um jantar com comidas típicas orientais e pratos a base de Pupunha, expertise da região do Vale do Ribeira, com uma grande concentração de japoneses que no passado a colonizaram em grande número.
Na 5a feira, tivemos também palestras comerciais muito elucidativas, como por exemplo o uso da plasticultura com experimentos em áreas de Pupunha. Podemos assim, fazer um comparativo com placas de fibra de Pupunha utilizando seu subproduto, a fibra, para fazer papel que colocado aos pés das plantas em produção evitam a proliferação de plantas invasoras e diminuem o uso de mão de obra, além de conservar a umidade do solo. Exatamente a proposta das peças plásticas para cobertura de solo apresentadas. O chamado “Mulching”.
Na sequência tivemos o tema “Sub Produtos da Agroindústria de Pupunha” por Cristiane Vieira Helm (Embrapa) e uma clínica fitopatológica realizada pelo pesquisador da Unesp (Campus de Registro), Dr. Wilson da Silva Moraes.
A clínica propôs que qualquer participante pudesse levar plantas com algum tipo de enfermidade para serem analizadas no local e apresentadas aos demais. Assim, ele apresentou diversas doenças que acometem as palmeiras e em especial a Pupunheira, na prática, dentro do laboratório da APTA.
Finalizando o ciclo de palestras, falou o eng. agrônomo Marcio Franquetti, da MM Mudas da cidade de Eldorado. Sua palestra apontou para a necessidade de grande atenção por parte do produtor na aquisição de sementes, mudas e época ideal de plantio para evitar perdas, não só em viveiro, como no campo.
Fechando o ciclo de palestras tivemos o Presidente da Apuvale – Claudio de Andrade e Silva apresentando as novidades realizadas pela Apuvale, como o acompanhamento de produção em fábrica para seus associados, além de falar sobre o mercado, marketing e uma projeção de produção no Vale do Ribeira a partir de dados coletados em um ano de atividades desta nova diretoria. Dados que consolidam o grande crescimento da atividade e uma política urgente para o desenvolvimento sustentável de todos os produtores.
Parabenizamos todos os funcionários e direção da APTA pelo excelente trabalho e organização do evento, todo ano muito esperado.
Tivemos a oportunidade de ver a pluralidade de pessoas de toda a cadeia produtiva no evento, um sinal de que a atividade está se tornando muito mais madura do que no passado, além é claro, do crescimento a olhos vistos da que é hoje a 2a atividade mais importante da agricultura no Vale do Ribeira.
Esperamos vocês no nosso próximo evento que estaremos apoiando: “Feira da Pupunha e do Agronegócio de Juquiá” de 11 a 14/9/2014 na cidade de Juquiá. Teremos palestras técnicas, estações dentro de uma propriedade para o desenvolvimento na pratica, das habilidades que devemos ter.
Teremos também algumas das palestras da Feira da APTA gravadas em vídeo que iremos passar em nosso estande. Oportunidade para quem não pode comparecer. Fale conosco. Esperamos você. Até lá!