Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

Notícias

Cidade de São Paulo é a maior consumidora de Palmito do Mundo

A cidade de São Paulo, considerada a maior da América Latina, é a maior consumidora de palmito do mundo.

O Brasil é também o maior fornecedor do produto e detém 74,3% do mercado mundial de palmitos em conserva no mundo, que arrecada cerca de R$ 350 milhões por ano. Os dados foram apresentados pelo diretor superintendente da Inaceres, Ricardo Araújo Ribeiral. A empresa, que pertence ao grupo Agroceres, é líder no mercado brasileiro de produção, industrialização e comercialização de palmitos cultivados de pupunha.

No Brasil, várias palmeiras produzem palmito comestível. Entre elas, a espécie mais conhecida e apreciada é a Euterpe edulis Mart., comumente chamada de palmiteiro juçara ou jiçara, produtora do palmito branco. É encontrada na Região Centro-Sul do País e no Estado de São Paulo (LIN,1988). Segundo a Inaceres, a palmito da juçara é o mais consumido no Brasil, seguido pelo palmito do açaí e pelo palmito pupunha.

Um dos desafios que os setor ainda enfrenta é o alto preço do produto. Pesquisa realizada pela Inaceres mostrou que 75% do palmito é consumido pela classe A, sendo 68% pessoas entre 25 e 34 anos. As regiões Sudeste e Sul são as maiores consumidoras do produto, mas em 2015 houve crescimento de 83% do consumo na região Nordeste.

“O brasileiro adora palmito e gostaria de consumir mais. Por isso, precisamos vencer a desconfiança e o custo do produto para alcançar o potencial adormecido do palmito”, afirmou Ricardo. Ele foi um dos palestrantes do Workshop Nichos de Mercado para o Setor Agroindustrial: Espécies nativas do Brasil, promovido pela Embrapa nos dias 21 e 22 de setembro em Campinas (SP). O evento reuniu 190 participantes, entre inscritos e convidados, de aproximadamente 65 instituições.

Fonte: Portal Embrapa – Notícias.
Matéria completa em: www.embrapa.br/noticia/16598603

Compartilhe: